O diretor de corrida, Michael Masi, afirmou que os novos finais de semana da corrida de qualificação da Fórmula 1 produzirão ação mais emocionante porque as equipes terão menos tempo para se preparar. A categoria aprovou o novo formato para introdução no início desta semana. Silverstone sediará o primeiro de três finais de semana de qualificação.
Sob o novo formato, uma sessão de classificação normal será realizada na sexta-feira no lugar do segundo treino. Isso definirá a ordem de largada para uma corrida de 100 quilômetros no sábado, que acontecerá após uma segunda sessão de treinos. Esta corrida de qualificação decidirá o grid para o Grande Prêmio de domingo.
Em um ano em que o treino foi reduzido em uma hora em cada, as equipes perderão mais uma hora de treino durante os finais de semana das corridas de qualificação. Masi disse que este é um dos aspectos mais importantes do novo formato. “O novo formato será algo um pouco diferente porque haverá menos tempo de pista para as equipes. Então esse é um elemento que fará com que uma área das equipes não esteja tão bem-preparada ou apurada como seria uma classificação normal”.
“E então ter aquela emoção de uma corrida de qualificação começando no sábado, que é algo que não vimos na F1. E então a progressão de lá para o GP no domingo, acho que adicionaremos apenas um elemento diferente estrategicamente da extremidade das equipes em particular”, disse Masi.
O diretor de provas contou que o novo formato é um exemplo de como a FIA trabalhou com sucesso com a F1, as equipes e os pilotos. “A F1, a FIA, as equipes e os pilotos trabalham muito juntos para o benefício da categoria. Isso acontece em todos os eventos. Um excelente exemplo disso foi a colaboração no desenvolvimento dos regulamentos. É uma iniciativa empolgante para o esporte testar um formato novo e diferente e algo em que todos nós trabalhamos juntos para alcançar o melhor resultado”.
No entanto, Lewis Hamilton não estava familiarizado com os planos quando questionado sobre eles ontem. “Honestamente, eu realmente não sei muito sobre isso. Eu realmente não sei nada sobre isso”.
O heptacampeão já convocou a F1 para variar sua estrutura de eventos em diferentes locais. “Eu sempre disse que precisamos ter algum tipo de formato diferente em certas corridas ao longo do ano. Existem algumas pistas, particularmente em lugares como Mônaco, por exemplo, que é lindo de se estar, mas não é necessariamente uma corrida emocionante”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
