O diretor de corrida da FIA, Michael Masi, admitiu que Kimi Räikkönen errou ao ultrapassar Fernando Alonso para fora da pista nos Estados Unidos, mas uma “falta dupla” impediu os comissários de agirem.
No GP dos Estados Unidos, os pilotos foram instruídos a devolver as posições depois de completar movimentos além dos limites da pista do Circuito das Américas. No entanto, os comissários decidiram não agir quando o piloto da Alfa Romeo fez uma jogada sobre Alonso, que irritou particularmente o espanhol após a corrida.
Apesar de Alonso querer deixar o incidente para o passado, Masi estava ansioso para discutir a repetição da situação nas instruções dos pilotos pré-GP do México para traçar um limite e explicar completamente do porquê de nenhuma penalização. “Tendo olhado muito para isso, junto com uma discussão com os comissários após o evento e desde então, provavelmente houve duas faltas naquele cenário”.
“Fernando forçando Kimi para fora da pista foi a primeira parte e foi para longe. A segunda parte foi que Kimi não deveria ter ganhado e completado a manobra como resultado. Portanto, com o tempo e dando uma olhada em tudo e em tudo o mais, seriam efetivamente duas faltas, uma de qualquer maneira”, explicou Masi.
Um segundo elemento de Austin que foi colocado em foco foram as chamadas zebras ‘salsicha’. Durante o fim de semana, a piloto da W Series, Abbie Eaton, sofreu uma compressão na coluna depois de atropelar o meio-fio, enquanto o piloto americano de Fórmula 4, Christian Weir, fraturou um osso nas costas.
Embora os meios-fios sejam usados como um impedimento em uma série de circuitos para evitar que os pilotos ganhem vantagens, ocasionalmente eles se mostraram perigosos, pois também serviram como plataformas de lançamento. Após os incidentes em Austin, Sebastian Vettel e Alonso pediram sua remoção de todos os circuitos.
Quando questionado sobre se eles seriam eliminados, Masi respondeu que cada caso precisa ser considerado. “Você precisa considerar tudo caso a caso, como sempre dissemos. São todos estilos muito diferentes, o que temos em Austin em comparação com o que temos no México, são completamente diferentes. Você só precisa olhar para eles caso a caso, onde estão, como funciona e olhar todo o cenário”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
