Durante o fim de semana do GP na Áustria, houve conversas sobre os novos regulamentos do motor na Fórmula 1, que entrarão em vigor após 2025. Audi e Porsche também estavam na mesa como representantes do grupo Volkswagen.
Em uma entrevista a versão alemã do site ‘Motorsport.com’, Helmut Marko explicou sua própria visão de futuro para os motores da F1. A Honda deixará o esporte no próximo ano, mas a Red Bull assumirá seus motores até pelo menos 2025. “Bem, pelo menos é uma decisão final irreversível”, disse ele.
Tanto Marko quanto o chefe da equipe, Christian Horner, estiveram presentes em nome da Red Bull nas conversas sobre o futuro. O consultor da Red Bull contou que a Audi e Porsche parecem ter uma preferência clara na F1.
“Os responsáveis da Volkswagen deixaram claro o que querem. Eles são a favor de uma fórmula de motor completamente nova para que possam começar com oportunidades iguais. Com o atual seis cilindros, a Mercedes tem a maior vantagem, pois eles têm o motor de maior sucesso”, disse Marko.
Se o grupo alemão realmente quiser entrar na Fórmula 1, o grupo Volkswagen e a Red Bull podem unir forças, mas Marko deixa claro que ainda não há nada sobre isso. “Como sempre, não há acordos ou negociações oficiais em andamento”.
Uma das principais questões permanece se uma fórmula de motor completamente nova será introduzida ou continuará com o V6 atual a partir de 2025. “Bem, nosso custo aponta mais para uma nova fórmula de motor. Em Silverstone, as conversas continuam e o resultado ainda não está determinado. A única maneira de conseguir a redução de custo é padronizar as peças e reduzir o tempo de teste”.
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que os combustíveis totalmente sustentáveis, que estão planejados, devem ser introduzidos mais cedo na categoria. Sobre essa visão de Wolff, o consultor da Red Bull discorda.
“O aumento de 5 para 10% de bioetanol já nos custou dezenas de milhões de dólares. Se você quiser mudar para combustíveis totalmente sintéticos, terá que fazer isso ao mesmo tempo que os novos regulamentos de motor. Além disso, os e-combustíveis precisam estar disponíveis a um preço razoável, mas não é o caso no momento”, afirmou Marko.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
