Lowe acredita que Kubica ‘não mostrou o seu melhor’ no primeiro treino na Williams em 2017

O diretor técnico da Williams, Paddy Lowe, afirmou que as lesões no braço de Robert Kubica não são mais um fator quando ele está pilotando, embora o britânico tenha admitido que Kubica não estava pronto para uma vaga na Williams quando ele testou em 2017.

O polonês passou o ano de 2018 como o piloto reserva no time de Grove, tendo Sergey Sirotkin e Lance Stroll como titulares, enquanto a Williams terminou o ano em último lugar no campeonato de construtores.

Agora, com Sirotkin e Stroll deixando o time, Kubica foi promovido, e vai alinhar ao lado do campeão da Fórmula 2 George Russell, em sua primeira vez pilotando um F1 como titular, desde 2010.

“Nunca é tão fácil escolher pilotos com base técnica”, disse Lowe ao Motorsport.com.

“E, na verdade, se você olha muitas vezes para o que não foi escolhido em uma base técnica, os diretores de equipe simplesmente colocaram um dedo no ar e decidiram que gostavam da aparência de alguém e depois davam um emprego”.

“Passamos por um processo bastante cuidadoso, e com base nisso, escolhemos Sergey. Acredito que essa foi a escolha certa. Mas, nesse processo, não acho que Robert conseguiu mostrar o seu melhor naquele momento”.

“E acho que isso foi decepcionante para ele o ano todo, mas acho que 12 meses depois conseguimos ver, conhecê-lo melhor e ver em que ele pode contribuir, e como pode se apresentar”.

“Então, isso também apoiou a decisão que tomamos”.

“Acho que, mesmo quando nós fizemos isso, a quantidade de dados é bastante limitada. Então, eu acho que, como muitas coisas na vida, você faz o melhor com os dados que tem, e então toma uma decisão”.

“Estamos 100% comprometidos com George e Robert, e uma vez que nos tornamos comprometidos e eles se tornam 100% parte do programa, nós trabalhamos com eles, eles trabalham com o carro, então você sabe, isso acontece, e nós vemos onde nos leva “.

A capacidade de Kubica pilotar um carro de F1 foi questionada em numerosas ocasiões após seu terrível acidente em 2011, mas Lowe insiste que não é mais um problema.

“É claramente algo que tivemos que considerar na seleção, porque você não pode fingir que não é um problema, ou problema potencial. Mas agora tomamos nossa decisão e estamos confiantes de que Robert é absolutamente de primeira classe e pronto para retornar para F1”.

“Eu nem penso mais nisso, não é apenas um fator”.

“Robert é o nosso piloto, ele é 100% competente, ele é 100% comprometido, estamos 100% comprometidos e vamos com isso. Talvez outras pessoas de fora possam trazer isso à tona, mas não está nem mesmo em nossas mentes”, completou Lowe.