A F1 está rumando para a Itália para a quarta etapa da temporada 2022. Neste final de semana, a categoria realiza o GP da Emília-Romanha e também tem a primeira Sprint Race, ou corrida de classificação, do calendário.
O formato de tomada de tempos foi introduzido em 2021. Basicamente, acontece a classificação tradicional de Q1, Q2 e Q3 na sexta-feira para determinar a ordem de saída do sábado, onde tem uma prova que as posições de chegada definem o grid do GP de domingo.
Para este ano, serão três palcos que receberão a Sprint Race. Primeiro será em Ímola, depois passando pela Áustria e encerrando em Interlagos, no Brasil – no último ano, inclusive, Lewis Hamilton fez grande prova de recuperação.
Mas diferente da última temporada, o formato passa por algumas mudanças em 2022. Agora, os oito primeiros colocados levarão pontos, sendo o vencedor com oito, o segundo com sete, o terceiro seis e assim sucessivamente.
Ainda, como efeito de estatística, o piloto que conseguir a primeira colocação não vai ser considerado o pole-position, mas sim aquele que fizer o melhor tempo da classificação da sexta-feira.
