Yasuhisa Arai vai deixar seu cargo de chefe de competição do programa de Fórmula 1 da Honda no final deste mês. Depois de uma reunião do conselho em Tóquio, a Honda Motor Company Ltd anunciou suas “mudanças anuais de organização”.
Yusuke Hasegawa, que se juntou à divisão em 1986, vai substituir Arai como chefe de desenvolvimento, fabricação e gerenciamento do projeto de F1, com Arai assumindo a função de chefe de gerenciamento do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda.
Yoshiyuki Matsumoto, CEO do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda, vai supervisionar o andamento geral do projeto.
Arai enfrentou uma pressão crescente ao longo da última temporada, quando a Honda teve dificuldades de confiabilidade e desempenho em seu retorno à F1 com a McLaren.
A aliança terminou em um decepcionante nono lugar no campeonato de construtores, à frente apenas da Manor, com Alonso utilizando 12 unidades de potência na temporada.
Arai, líder do projeto desde o retorno da Honda, manteve seu cargo durante o inverno, com a montadora japonesa insistindo em sua filosofia para 2016, mas trocando a turbina, o compressor e o MGU-H.
