O ex-piloto de F1 Damon Hill acredita que o conceito “slim sidepod” da Mercedes pode estar causando problemas para a equipe. O time alemão revelou seu conceito radical de sidepod na última quinta-feira (10), quando começou os testes de pré-temporada no Bahrein.
Ao utilizar a nova tecnologia de resfriamento, a Mercedes conseguiu reduzir drasticamente o tamanho de seus radiadores para todos, exceto remover os sidepods inteiramente do W13. No entanto, isso significa que há pouca carroceria para o piso se agarrar.
Hill teme que isso possa estar causando problemas à equipe alemã. “Não sou engenheiro, mas um dos problemas que eles tiveram foi a flexão dos pisos. Há tanta sujeira vindo de baixo dos pisos agora que acho que eles estão tendo problemas para manter o controle dos pisos, é por isso que eles colocaram esses suportes de piso”.
“Há uma área vasta porque eles têm sidepods tão finos, não há muito para segurar o piso e pode ser que eles estejam obtendo mais flexibilidade. O que está criando um problema para controlar a aerodinâmica na parte de trás do carro. Pode ser que, uma vez que consertem isso, eles sejam capazes de controlar o downforce”, disse Hill ao podcast ‘F1 Nation’.
Os carros de efeito solo geram maiores níveis de downforce quanto mais baixo o carro estiver no chão, o que significa que um elemento de flexão seria desejável para as equipes. Isso é algo de que a FIA está bem ciente.
O chefe de assuntos de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, afirmou recentemente que a federação internacional está de olho nesse ponto. “Estaremos sempre atentos a qualquer flexibilidade que ocorra e impomos, quando necessário, testes para reduzir esses efeitos e assim por diante”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
