Lewis Hamilton – novo líder do campeonato de Fórmula 1 – manteve sua vitória no GP da Alemanha, depois de uma investigação dos comissários sobre um incidente na entrada dos boxes.
Hamilton venceu a corrida partindo do 14º no grid, ajudado pela chuva e por uma “escorregada” de Sebastian Vettel da Ferrari, que foi o líder da prova, mas deslizou na pista molhada e bateu nas barreiras.
A colisão acionou um safety car e Hamilton recebeu uma série de instruções conflitantes do box da Mercedes. Como resultado, ele foi para a pista de entrada do pit-lane, mas depois abortou a parada, passando pela grama e voltando para a pista.
A decisão rápida permitiu que o britânico liderasse a corrida no reinicio e assim ele recebeu a bandeira quadriculada primeiro. Mas Hamilton e Mercedes foram convocados pelos comissários de prova, depois que as cerimônias do pódio foram concluídas, com o aviso de convocação citando uma potencial violação do Código Esportivo Internacional da FIA.
Depois de extensas deliberações, os comissários decidiram que a sanção ao tetracampeão seria limitada a uma reprimenda – a primeira da temporada recebida por Hamilton. Decisão que assegura a vitória do britânico na Alemanha.
“Ficou claro que houve uma violação da regra acima mencionada – o piloto cruzou claramente a linha que separa a entrada do pit da pista”, constou a explicação dos comissários.
“Ao decidir sobre a penalidade pela infração, levamos em consideração os seguintes fatores atenuantes.
“(i) O piloto e a equipe admitiram abertamente o erro e o fato de que havia confusão dentro da equipe, quanto a ficar de fora ou entrar nos boxes e que levou à infração.
“(ii) O fato de a infração ter ocorrido durante um período de Safety Car.
“(iii) Em nenhum momento houve qualquer perigo para qualquer outro concorrente e a mudança de direção foi executada de forma segura.
“Considerando todos os itens acima, incluindo a consideração de infrações anteriores à regra acima, somos de opinião que uma reprimenda seria a penalidade apropriada para a dita violação nesta ocasião”, declararam os comissários.
