Grupo Volkswagen encontra resistência na sua tentativa de entrar na F1

O Grupo Volkswagen quer que as marcas Audi e Porsche ingressem na Fórmula 1, mas há mais obstáculos no caminho do que o esperado. Os concorrentes também não estão exatamente cooperando.

No dia 15 de dezembro, a FIA decidirá sobre os regulamentos do motor para 2026 durante a reunião do Conselho Mundial. Para Audi e Porsche, o MGU-H foi removido do novo motor para que a diferença com os fabricantes atuais não fosse muito grande, mas ainda não há clareza sobre a posição do Grupo Volkswagen.

De acordo com o site ‘Auto, Motor und Sport’, Audi e Porsche falaram com a McLaren, Red Bull, Williams e Sauber. Os CEOs da Volkswagen querem entrar na F1 com as duas marcas. Ao fazer isso, eles desenvolvem um motor, mas coletam prêmios em dinheiro com duas equipes. Esta estratégia também é usada no campeonato mundial de Endurance.

As coisas não estão indo de acordo com o planejado. Audi assumiria uma equipe e visava a McLaren, mas com a atual onda em torno da F1, as equipes estão ficando mais caras. Além disso, a McLaren não estaria completamente aberta para vender a equipe, então a Audi tem que apresentar outro plano. Equipes menores como Sauber e Williams parecem ser escolhas mais lógicas.

A Porsche quer desenvolver o motor em junto com a Red Bull. Por enquanto, a Red Bull ainda planeja construir seu próprio motor a partir de 2026, mas também está aberta a uma possível cooperação.

As fabricantes Mercedes, Renault e Ferrari não querem cooperar com a entrada do grupo alemão. Eles já desistiram do MGU-H, no qual muito foi investido nos últimos anos, para acomodar a Volkswagen. Se a Porsche puder trabalhar em paralelo com a Red Bull nos próximos anos, ela fornecerá muito mais do que os concorrentes podem administrar.

“Você teria o dobro de tempo na bancada de testes do que nós. Isso também iria contra o limite de orçamento, porque neste caso são duas equipes trabalhando juntas em um motor com o dobro de dinheiro”, disseram fontes ligadas as fabricantes atuais ao site ‘Auto, Motor und Sport’.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.