Grupo de Estratégia da F1 define várias alterações para 2018

A FIA revelou oficialmente que continuará em sua busca para incorporar níveis mais altos de proteção ao cockpit dos carros de F1 depois de confirmar seus planos para dar continuidade ao ‘Shield’ – traduzido seria “escudo”- para sua introdução já em 2018.

Com o protótipo de testes revelado aos pilotos durante o GP da China, emboras as opiniões tenham sido diferentes, as equipes concordaram durante a última reunião do Grupo de Estratégia da F1 em prosseguir com os testes e desenvolvimento.

Isso está de acordo com os planos originais pensados durante a temporada passada, embora o conceito original ‘Halo’, tenho sido abandonado.

Os planos de “escudo” são apenas um dos vários itens discutidos e acordados ontem (25/04) em Paris, com as equipes concordando em proibir o uso das barbatanas de tubarão e asas T, depois de serem duramente criticadas pela estética.

Outras mudanças importantes incluem a decisão de permitir que as equipes não-membros do Grupo de Estratégia participem das reuniões, visto como uma forma de diminuir o controle sobre as decisões de regulamentação por parte de fabricantes e equipes de grande orçamento.

Veja a declaração da FIA:

Seguindo as reuniões do Grupo de Estratégia da F1 e da Comissão em Paris foram acordadas alterações à regulamentação desportiva e técnica.

Uma reunião construtiva do Grupo de Estratégia da F1 e da Comissão da F1 ocorreu hoje (25/04) em Paris, com todos os membros presentes, incluindo o presidente da FIA Jean Todt, e pela primeira vez, Chase Carey, CEO do Grupo Fórmula 1.

Abaixo um resumo do que foi discutido:

 

GRUPO ESTRATÉGICO

Representantes das equipes “não-membros” passarão a serem convidadas para as reuniões do Grupo de Estratégia da F1 como observadores, demonstrando o compromisso efetivo tanto da FIA como do detentor dos direitos comerciais com o intuito de melhorar a transparência no esporte.

NOMES E NÚMEROS DOS PILOTOS

À partir de Barcelona (12 – 14 Maio de 2017), os regulamento desportivos serão rigorosamente aplicados para garantir que a visibilidade dos nomes dos pilotos e números dos carros sejam mais claros.

ALTERAÇÕES DESPORTIVAS E TÉCNICAS

Houveram correções e adições ao regulamento técnico e esportivo para 2018, que será agora passado para o Conselho Mundial de Desporto Motorizado para aprovação:

  • Mudanças nas caixas de regulagens ao redor da tampa do motor foram feitas de modo que a incorporação da ‘asa t’ e ‘barbatana de tubarão’ sejam limitadas
  • Serão tomadas medidas para garantir que o óleo não seja utilizado como combustível. Além disso, apenas uma especificação de óleo poderá ser usada para todas as unidades de potências durante a corrida
  • Pirelli irá desenvolver para 2018 pneus para tempo molhado seguindo especificações anteriores de carros e dimensões de roda
  • No caso de um período de bandeira vermelha durante uma corrida, a corrida será retomando com largada parada – atualmente os pilotos largam com a saída do Safety Car
  • Foi estudada uma série de soluções mais integradas para a proteção frontal adicional, tendo sido tomada a decisão de dar prioridade à família dos sistemas “Shield”. A FIA pretende realizar testes deste sistema durante esta temporada, em preparação para sua implementação em 2018.


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.