A Red Bull Racing estaria realmente considerando uma troca de piloto, com a possibilidade de substituir Liam Lawson, segundo apurou o RacingNews365. A equipe está preocupada com o desempenho de Lawson, que teve um início bastante difícil na temporada 2025 da Fórmula 1, após ser promovido da Racing Bulls para substituir Sergio Perez.
Essa escolha de Lawson sobre Yuki Tsunoda, foi baseada na análise de dados dos dois pilotos da Racing Bulls nas últimas seis corridas da temporada passada, após a demissão de Daniel Ricciardo da equipe, quando foi substituído por Lawson. Na época, o chefe da Red Bull Racing, Christian Horner, afirmou ver maior potencial no neozelandês de 22 anos, em comparação com os quatro anos de Tsunoda na equipe ‘júnior’.
No entanto, Lawson não conseguiu demonstrar esse potencial nas duas primeiras corridas com a Red Bull este ano. Ele não avançou do Q1 em nenhuma das três tentativas nas sessões de classificação, incluindo duas na China (sendo uma a classificação Sprint). No circuito de Xangai, Lawson foi o piloto mais lento em ambas as sessões de classificação, forçando a Red Bull a iniciar a corrida dos boxes pela segunda vez consecutiva.
Lawson terminou em 15º lugar, posteriormente promovido para 12º após as desclassificações dos dois carros da Ferrari e de Pierre Gasly da Alpine, mas ainda não marcou pontos. Em contraste, seu companheiro de equipe, Max Verstappen, é o segundo colocado no campeonato de pilotos com 36 pontos até o momento.
A Red Bull planeja realizar uma reunião de emergência ainda esta semana para discutir o início de temporada abaixo do esperado, com o RB21 apresentando um ritmo inferior ao do McLaren MCL39, de acordo com o consultor do time, Helmut Marko. Nem Horner nem Marko descartaram a possibilidade de uma mudança imediata de piloto, com Tsunoda sendo o candidato mais lógico para assumir a vaga, especialmente com a próxima corrida sendo em seu país natal, o Japão.
Depois do Grande Prêmio da China, Horner evitou negar explicitamente que uma mudança pode ocorrer muito em breve. “Tudo é puramente especulativo no momento. Vamos analisar as informações e avaliar bem”, disse Horner.
Tsunoda, por sua vez, afirmou estar ‘100% pronto para assumir a vaga na Red Bull’, caso seja solicitado já para o GP do Japão. Apesar da possibilidade iminente de uma troca, segundo o referido site, nenhuma decisão definitiva foi tomada até o momento.
