A saída abrupta de Christian Horner do cargo de chefe da Red Bull Racing, continua gerando repercussão e questionamentos. Agora, um novo documento registrado na Áustria pode ter revelado o verdadeiro motivo por trás da decisão, ao apontar uma mudança significativa na estrutura acionária da Red Bull GmbH.
Segundo o PlanetF1, documentos protocolados no Tribunal Regional de Salzburgo, no dia 31 de maio, confirmam que a família tailandesa Yoovidhya, tradicionalmente majoritária na empresa, vendeu 2% de suas ações para a Fides Trustees SA. Com isso, pela primeira vez na história da companhia, os tailandeses deixaram de ser os sócios controladores, igualando sua participação à do lado austríaco.
A Red Bull GmbH foi originalmente estruturada com 51% de participação da família Yoovidhya, por meio da TC Agro Trading Company, sediada em Hong Kong, e os outros 49% nas mãos da família Mateschitz, através da Distribution & Marketing GmbH, da Áustria. A recente transação de ações quebra esse equilíbrio histórico.
Esse movimento acionário pode ter sido decisivo para o destino de Horner. No início de 2024, o britânico enfrentou acusações de assédio sexual por parte de uma agora ex-funcionária da equipe, mas foi inocentado por uma investigação realizada internamente na própria equipe. Na ocasião, acredita-se que o apoio do lado tailandês foi crucial para mantê-lo no cargo. Com a perda da maioria acionária, no entanto, o equilíbrio de poder mudou.

Agora com 49% para cada lado e os 2% restantes sob controle pessoal de Chalerm Yoovidhya via Fides Trustees, Horner teria perdido seu maior respaldo dentro da organização. A decisão por sua demissão, que até então parecia repentina, pode na verdade, ter sido amadurecida nos bastidores à medida que a configuração societária se alterava.
Esse episódio reforça como dinâmicas internas, muitas vezes invisíveis ao público, podem ter peso decisivo nos rumos de uma equipe de Fórmula 1, mesmo quando envolvem figuras centrais como Horner, que liderava a Red Bull há vinte anos e comandou sua era mais vitoriosa na categoria.
