James Vowles, chefe da Williams, afirmou que embora as recentes melhorias na equipe ofereçam ‘frutos de fácil alcance’ na temporada de 2025, isso é secundário em relação às ambições de longo prazo da equipe na Fórmula 1.
Desde sua chegada à Williams no início de 2023, a missão de Vowles tem sido clara, investir em infraestrutura, focar no futuro e obter resultados a longo prazo. É por isso que os pilotos Carlos Sainz e Alex Albon têm contratos de longa duração, a força de trabalho cresceu nos últimos 24 meses e a equipe passou por uma reformulação completa de seus processos de produção.
Vowles reconhece que essas mudanças já irão melhorar as perspectivas da equipe em 2025, mas seu foco permanece em dar saltos maiores nos próximos anos. “Todos estão alinhados, incluindo Carlos e Alex, que queremos vencer campeonatos”, disse Vowles à Motorsport Week durante o lançamento do FW47. “E para fazer isso, você não pode continuar apenas chegando um pouco mais perto agora porque parece melhor.”
Ele destacou o progresso claro que está ocorrendo em infraestrutura, cultura e tecnologia na equipe, citando a mudança para um novo prédio este ano e a aquisição de um simulador de ponta. Vowles explicou que há investimentos sendo feitos hoje que só darão resultados em 2027, e que o aumento da equipe de 700 para mais de 1000 pessoas trará melhorias na produção do carro, mas considera isso secundário ao investimento de longo prazo.
Apesar de ver os resultados imediatos como secundários, Vowles não quer ir para um final de semana de GP sem buscar o melhor desempenho possível. “Vou para o fim de semana, todos os finais de semana, assim como os pilotos, querendo marcar todos os pontos que pudermos. O que estou indicando é que quero mostrar isso na pista com a evolução ano a ano, em vez de corridas específicas em 2025”, acrescentou.
Questionado sobre como a Williams busca evitar um período de estagnação como o ocorrido na Sauber, Vowles teorizou que a situação da Sauber se desenvolveu ao longo de vários anos. Ele argumentou que a Williams investe e olha para vários anos à frente, sem se conter, implicando que o trabalho feito em 2024 trará resultados em 2025, e assim por diante. Retornar a Williams à sua antiga glória é uma grande tarefa, mas o plano metódico de Vowles pode dar certo.
