O piloto Max Verstappen elogiou Sergio Pérez por seu papel crucial na conquista do primeiro campeonato mundial de F1 no ano passado. O mexicano segurou Lewis Hamilton no GP de Abu Dhabi, que decidiu o título, para permitir que Verstappen se aproximasse da parte de trás do W12 e, apesar do britânico se afastar ao passar por Pérez.
Isso se tornou crucial quando Nicholas Latifi bateu no final da corrida, provocando o controverso safety car em que Verstappen foi capaz de colocar pneus novos e Hamilton não, significando em uma ultrapassagem na volta no final.
Em entrevista ao podcast ‘The Edge’ da Tag Heuer, Verstappen relembrou a última corrida de 2021 e elogiou Pérez. “Ultrapassei Sainz após o pit stop, não vi Lewis porque ele estava muito à frente, mas sabia que Checo (Pérez) ainda estava lá e então percebi o que estava acontecendo”.
“Isso fez minha corrida porque se Checo não tivesse feito isso, eu não teria sido campeão porque ele teria feito um pit stop gratuito e seria isso. Então, reduzir completamente essa diferença foi crucial para a vitória no final”, afirmou Verstappen.
Quando o safety car foi chamado para os boxes no final da penúltima volta, Verstappen sabia que teria a chance de fazer a ultrapassagem de Hamilton que garantiria seu primeiro título. A jogada aconteceu na curva 5, antes de Verstappen se defender nas duas chicanes no final das principais retas de Yas Marina.
Sobre seus pensamentos ali no momento, o piloto da Red Bull explicou que não foi emocionante, mas tenso no momento. “Não foi particularmente emocionante para mim, parecia que estávamos perdendo o campeonato, mas é claro que o acidente aconteceu, o safety car saiu para limpar o carro e levamos isso como uma oportunidade para colocar pneus novos no carro”.
“Você pode fazer a chamada para o pit ou não para novos pneus. Nós fomos para isso e, claramente, isso lhe dá a oportunidade, desde que eles reiniciem a corrida. Então, é claro, eles liberaram os carros para uma única volta e eu sabia que estava em andamento”, explicou Verstappen.
O holandês contou que o momento da relargada com os pneus novos foi um momento de empolgação, porque ali era uma oportunidade. “Tivemos a chance novamente de lutar pelo título, então é tudo uma questão de se colocar na posição certa para o reinício e tentar estar o mais perto possível da mudança”.
“Eu tinha os pneus mais novos, então fiquei muito empolgado quando eles nos liberaram, tivemos aquela briga de uma volta e fiquei na frente, era o que eu queria porque assim que estivéssemos na frente, cabia a mim defender. Isso é muito melhor do que tentar fazer um mergulho em algum lugar inesperadamente no final”, concluiu Verstappen.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
