A FIA quer esclarecimentos da Ferrari sobre peças usadas durante o teste de pneus da Pirelli em Ímola. Algumas equipes rivais levantaram questões sobre a legalidade do assoalho que a equipe italiana teria testado, contra as regras, com uma nova especificação.
De acordo com a filial italiana do Motorsport.com, a McLaren teria enviado uma carta à FIA pedindo esclarecimentos sobre o assoalho que Carlos Sainz utilizou durante o teste de pneus em Ímola. Esse assoalho não teria sido usado anteriormente, e isso é contrário às regras da FIA, que afirmam que partes experimentais não podem ser usadas durante esses dias de teste de pneus.
Imagens mostrariam que Charles Leclerc entrou na pista na sessão da manhã com o mesmo assoalho do fim de semana de corrida, mas que Sainz estava na sessão da tarde com um assoalho diferente. A Ferrari diz estar convencida de que agiu 100% de acordo com as regras, mas as equipes rivais não parecem tão certas disso.
As regras sobre os testes de pneus dizem o seguinte: “Os carros só podem usar nesses testes, peças com uma especificação que tenha sido usada em pelo menos uma corrida ou TCC (teste oficial) no ano atual do campeonato. Esses carros devem cumprir integralmente as disposições do Regulamento Técnico”.
Especifica-se ainda que não serão permitidas peças de teste, alterações de componentes ou de configuração, que forneçam qualquer tipo de informação não relacionada ao teste de pneus. Isso só é permitido se for acordado previamente com a Pirelli, que essas trocas são necessárias para a avaliação adequada dos pneus.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
