Em 2022, apenas Guanyu Zhou estreou na F1, mas a entrada de um novo piloto no grid não teve muito entusiasmo, pelo contrário, Zhou foi alvo de muitas críticas nas redes sociais, uma vez que passou três anos na F2, mas não levou o título e foi anunciado na categoria principal.
Logo na primeira prova do ano, GP do Bahrain, o chinês tratou de rebater as críticas da melhor maneira possível: concluindo a corrida dentro do top-10, um feito e tanto para um novato.
Em conversa com o The Race, o piloto da Alfa Romeo comentou sobre as críticas que recebeu no início da caminhada na F1, explicando que no paddock foi bem recebido, mas na internet a história era outra. “Não foi algo que eu esperava, quando você alcança seu sonho e então recebe todo esse ódio sem motivo”, revelou.
Ainda, Zhou acredita que muito dos comentários ofensivos vieram por conta de sua nacionalidade: “Sim, é verdade. Vamos dizer, para ser bem honesto, é definitivamente verdade.”
O chinês não está sozinho nessa, Sergio Pérez também recebeu comentários maldosos por sua origem mexicana. “Eu li o que Checo disse. Se você é um piloto chinês é ainda pior, provavelmente duas vezes pior do que com os pilotos mexicanos!”, enfatizou Zhou.
Apesar de ter aprendido a lidar com as falas, Guanyu Zhou deixou claro que jamais pode normalizar algo do tipo: “É muito injusto ou ruim ver como as pessoas ainda são julgadas por todas as nacionalidades. Definitivamente, não é assim que devemos prosseguir”, finalizou.
