A sequência de dez vitórias consecutivas de Max Verstappen na atual temporada da Fórmula 1 chegou ao fim em Singapura, principalmente devido ao desempenho insatisfatório do RB19 na sessão de classificação. Uma semana depois, no entanto, tudo é diferente no Japão, e Verstappen está de volta ao topo depois da sessão deste sábado. Verstappen deixou claro na coletiva de imprensa pós-sessão que estava muito ansioso por uma boa recuperação.
Muitas pessoas acreditaram que o fraco desempenho do RB19 no Circuito de Rua de Marina Bay, se deveu à introdução da nova diretiva técnica da FIA. Essa diretiva garante que as equipes sejam mais rigorosamente verificadas quanto a flexibilidade nas asas dianteira e traseira. A Red Bull já afirmou anteriormente que a semana ruim em Singapura não teve nada a ver com isso.
“Honestamente, tivemos um fim de semana ruim em Singapura. Claro, então as pessoas começam a falar que foi por causa da diretiva técnica. ‘Eles que chupem um ovo’. Do meu lado, eu estava muito empolgado para ter um bom fim de semana aqui e garantir que estivéssemos fortes.”
Nesse objetivo, o holandês teve sucesso, juntamente com a Red Bull. O piloto de 25 anos foi pouco menos de seis décimos mais rápido que o segundo colocado, Oscar Piastri. O companheiro de equipe Sergio Perez ficou oito décimos atrás, em um decepcionante P5.
Verstappen continuou: “É sempre difícil julgar, mas depois do TL3, eu estava pensando, ‘eles estão bem próximos’, mas, felizmente, acho que fizemos alguns ajustes mínimos e acho que ajudou o carro. Então, provavelmente no setor 1, uma vez que você se sente muito confiante com o carro, você pode pressionar um pouco mais, e foi o que aconteceu na sessão de classificação”, finalizou o holandês.
