Mick Schumacher não teve um bom início nas atividades de pista no Japão. Apesar de marcar o sétimo melhor tempo no TL1, o alemão acabou a primeira sessão em uma batida feia ao perder o controle do carro na curva 8.
Depois de completadas suas voltas no TL1, Schumacher estava se preparando para treinar a largada – procedimento que os pilotos realizam após o fim da sessão de treinos livres.
Mick perdeu o controle do carro na curva 8 ao aquaplanar, assim, rodou, foi para parte da grama e parou no muro.
Por conta disso, os mecânicos Haas estiveram em função de arrumar VF-22 durante o todo o TL2. Guenther Steiner expressou seu desapontamento diante do ocorrido, além de informar que Schumacher estará de volta nos treinos finais de sábado.
“É decepcionante”, disse o chefe da equipe Haas à F1TV.
“Acabamos de sair para fazer uma largada e obter dados para domingo e, no caminho, Mick bateu o carro, aquaplanou e colidiu com a barreira que danificou bastante o carro.”
“Toda a frente está quebrada, mas também temos que trocar todo o chassi porque não temos certeza se há uma rachadura ou não. Você não pode correr riscos com o chassi.”
“Talvez pudéssemos ter saído no TL2 por 10 minutos, mas isso não é importante, é melhor estar 100% seguro de que o carro está em boa forma para amanhã”, encerrou Guenther.
