O início da temporada 2023 da Fórmula 1 já está virando a esquina. Em menos de uma semana, pilotos já estarão na pista para as primeiras atividades oficiais do campeonato no GP do Bahrein.
Como preparação para o début do ano, os competidores e equipes estão em Sakhir nesta semana para a pré-temporada. Desde quinta-feira, estão realizando sessões de 4h de duração para os últimos ajustes antes da primeira prova.
Mais do que velocidade, é importante os times perceberem confiabilidade de seus carros, adaptação de novos pilotos, o funcionamento dos novos conceitos, as mudanças dos regulamentos e colher importantes dados.
Alguns dos testes mais essenciais para a F1 é a checagem da aerodinâmica. Para isso, as equipes do grid usam tintas neon para pintar pontos estratégicos e perceber a passagem do ar – a iniciativa é chamada de flow-vis.
Essa é uma maneira bastante eficaz de perceber a superfície dos carros, e também o rumo que o ar toma em determinada parte da máquina. Por exemplo, na asa dianteira é possível observar como o fluxo passa pela suspensão dianteira e afeta o duto de entrada do radiador, como explica Gary Anderson.
A prática é bastante usada e muitas equipes mostraram usar do artifício durante a semana no Bahrein. Alpine, Williams, McLaren são alguns dos exemplos das pinturas fluorescentes em suas carenagens.
Pour ceux qui veulent voir de plus près la peinture verte sur les voitures… 🎨
Regardez la peinture flow-vis appliquée sur la voiture de @alo_oficial, et voyez à quelle vitesse elle sèche ! 🤓#F1 #F1Testing
📹 x @F1 pic.twitter.com/5yynCxanj8
— F1 France 🇨🇵 (@F1__France) February 23, 2023
Just testing things. 🎨 pic.twitter.com/mt4WuizfAA
— McLaren (@McLarenF1) February 24, 2023
