A atuação dominante de Max Verstappen no GP da Itália, em Monza, surpreendeu até mesmo seu ex-chefe de equipe, Christian Horner. A informação foi revelada pelo comentarista Martin Brundle, que falou sobre uma mensagem enviada por Horner elogiando a Red Bull pelo trabalho na casa da Ferrari.
A chave do sucesso do tetracampeão foi uma ousada alteração aerodinâmica que reduziu ainda mais o downforce do RB21. Verstappen garantiu a pole position no sábado e venceu a corrida com folga no domingo, cruzando a linha de chegada com mais de 19 segundos de vantagem sobre Lando Norris, da McLaren, segundo colocado.
“Na verdade, tenho uma mensagem de Christian Horner aqui”, contou Brundle ao vivo na Sky Sports. “Ele diz: ‘Esta foi nossa pior corrida no ano passado. Tínhamos o nível de downforce errado’, e como a equipe trabalhou duro naquele pacote e fez um grande trabalho. Claro, eles viraram o jogo.”

Em 2024, o desempenho da Red Bull em Monza foi decepcionante. Naquela ocasião, Verstappen criticou duramente o RB20, classificando-o como um “monstro” em entrevista ao GPblog, citando problemas de equilíbrio, superaquecimento de pneus e comportamento imprevisível do carro. Charles Leclerc foi o vencedor.
Porém, a situação foi bem diferente no último final de semana. Logo após os treinos livres de sexta-feira, o holandês já se mostrava confiante e satisfeito com o RB21: “Estou feliz com o carro”, disse, rejeitando comparações com o desempenho desastroso do ano anterior.
A vitória de Verstappen na Itália foi a terceira dele no ano, sendo a primeira sob gestão de Laurent Mekies.
