Gabriel Bortoleto terminou na nona colocação a corrida Sprint do GP da Bélgica da Fórmula 1. Entretanto, mesmo cruzando a linha de chegada dentro do top-10, o brasileiro da Sauber não somou ponto para o Mundial de Pilotos.
O competidor alinhou na décima posição do grid de largada. Antes do início em Spa-Francorchamps, Pierre Gasly teve problemas e, assim, alinhou dos boxes – junto com Franco Colapinto – e consequentemente, Gabriel ficou com o caminho livre.
Saída autorizada na Bélgica e naturalmente Bortoleto ganhou uma posição. Sem alcançar Isack Hadjar à sua frente, mas também sem ser pego por Liam Lawson que vinha atrás, o brasileiro cruzou a linha de chegada na nona colocação.

Entretanto, para a corrida Sprint, apenas os oito primeiros colocados somam pontos – o primeiro ganha oito, o segundo sete, o terceiro seis e assim sucessivamente até o oitavo colocado, que leva um.
Portanto, Gabriel não ganhou pontos por terminar dentro do top-10, que é a zona de pontuação regular das provas principais do final de semana.
Inclusive, o sistema de pontuação da corrida Sprint mudou em 2024, pois quando o formato das corridas mais curtas foi introduzido na temporada 2023 da F1, apenas os três primeiros ganhavam pontos.
Bortoleto volta para a pista em Spa-Francorchamps ainda neste sábado, 26, para a classificação do GP da Bélgica, que acontece às 11h no horário de Brasília.
