Os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, estão próximos de receber punições no grid da Fórmula 1 após ultrapassarem o limite de trocas de componentes do motor. Os líderes do campeonato já utilizaram a quarta e última unidade permitida de motor de combustão interna, turbo, MGU-H (Motor Generator Unit-Heat) e MGU-K (Motor Generator Unit-Kinetic em seus carros. Isso significa que a equipe precisa ficar atenta, já que qualquer substituição desses peças resultará em punição com perda de posições no grid.
Já o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, também se encontra em situação semelhante, tendo atingido o limite de quatro unidades para os mesmos componentes de motor.

Além das alterações no motor, Piastri também esgotou seu limite de unidades de armazenamento de energia (energy store) e eletrônica de controle (control electronics). O brasileiro Gabriel Bortoleto, que compete com a Sauber, também está no limite em relação à eletrônica de controle.
Apesar do impacto quase nulo de uma penalidade para a McLaren no campeonato de construtores, onde a equipe lidera com vantagem de mais de 200 pontos, a situação pode interferir diretamente na tabela de pilotos, já que Piastri lidera com apenas oito pontos de vantagem sobre Norris. O fim de semana do GP da Bélgica pode se tornar um desafio, já que terá formato sprint, com a corrida curta adicional no sábado.
