Sergio Perez teve mais um final de semana para ser esquecido, dessa vez no GP do Canadá de Fórmula 1, não conseguindo sair do Q1 na sessão de classificação e batendo sozinho durante a corrida em Montreal, tendo que abandonar em seguida. O desempenho irregular do mexicano coloca em risco as chances da Red Bull Racing no campeonato de construtores. No entanto, Giedo van der Garde, ex-piloto de F1, acredita que Perez é um bom segundo piloto.
Com a crescente competitividade na Fórmula 1, é fundamental para a Red Bull somar o máximo de pontos possíveis em cada corrida. Em Mônaco e Canadá, apenas Max Verstappen pontuou, o que coloca uma pressão extra sobre o holandês. O próprio Verstappen comentou sobre a situação no GP do Canadá, dizendo ironicamente que a ‘McLaren tem dois carros’.
Van der Garde analisou o GP do Canadá no podcast ‘DRS: The Race Show’. O foco da conversa foi o desempenho abaixo do esperado de Perez. “Parece que ele pensou: ‘Tenho um novo contrato, vou relaxar’. Puxa, que fim de semana ruim! Primeiro na classificação… É claro que com um carro desses, talvez não seja o ideal. Não é como no ano passado, mas a diferença para Max está enorme. Ele simplesmente complica as coisas”, afirmou.
Apesar das muitas críticas recebidas pelo mexicano, o ex-piloto holandês defendeu Perez: “Por outro lado, no início da temporada, ele estava regular, fazia o seu trabalho e conquistou vários pódios. A Red Bull busca estabilidade e pensa: ‘Ele conhece a equipe e as pessoas. Ele é um bom segundo piloto’. É interessante porque, claro, isso também envolve o mercado mexicano para a Red Bull. Existe o (grande) patrocínio de Carlos Slim, então é uma situação ganha-ganha. Ele está bem como segundo piloto. No momento, desde que você tenha Max Verstappen, não importa quem esteja do outro lado da garagem. E acho que, mais uma vez, Perez é um bom segundo piloto para esse cenário”, encerrou Van der Garde.