A decisão da Alpine de rebaixar Jack Doohan de piloto titular para reserva ainda no início da temporada 2025 da Fórmula 1, continua gerando repercussão negativa. Depois de Liam Lawson, agora Esteban Ocon e Oliver Bearman também se manifestaram, criticando a forma como a equipe tratou o jovem australiano.
Doohan foi substituído pelo reserva Franco Colapinto antes do GP da Emília-Romanha em Ímola neste próximo final de semana, após não ter marcado pontos nas corridas já realizadas este ano, mas com boas performances em sessões de classificação e ritmo competitivo em alguns GPs. Para Ocon, ex-piloto da Alpine, a mudança não surpreende, mas é lamentável.
“Infelizmente, não é nenhuma surpresa, considerando algumas das decisões recentes da equipe”, disse Ocon. “É triste para o Jack. Tenho certeza de que ele voltará à Fórmula 1. Ele teve momentos muito fortes neste ano, se classificando muito bem e mostrando velocidade, o que foi bom de ver.”
Apesar disso, o francês também reconheceu o mérito de Colapinto: “Por outro lado, Franco também merece uma chance. No ano passado ele mostrou muito com o carro da Williams, e infelizmente não há carros suficientes no grid para todos os talentos que existem”, acrescentou.
Bearman, atual companheiro de equipe de Ocon na Haas e também estreante na categoria, foi mais direto nas críticas. “Acho que é muito difícil lidar com essa pressão desde a primeira corrida. Só posso imaginar o quão horrível foi a situação. Sinto que o tratamento com ele foi muito injusto”, afirmou.
O piloto da Haas destacou ainda o desafio de enfrentar pistas desconhecidas e o impacto das corridas Sprint no início do ano. “Das seis primeiras etapas, quatro foram em circuitos novos para nós (estreantes). Já tivemos duas corridas Sprint, o que é ainda mais complicado para um novato. E antes mesmo de chegar à parte europeia da temporada, quando ele conheceria melhor os traçados, já foi retirado do carro. Incrivelmente duro, na minha opinião”, completou Bearman.
As críticas à Alpine refletem a crescente pressão sobre a equipe, que vive um momento de instabilidade e segue buscando melhores resultados na temporada.
