F1: Novos pneus de chuva serão introduzidos em 2023

Nesta terça-feira (21), após reunião da Comissão da Fórmula 1 junto a FIA em Londres, foram aprovadas algumas mudanças na categoria a partir desta temporada. A principal delas se refere à mudança nos pneus de chuva. 

O composto utilizado até o ano passado foi duramente criticado por pilotos e equipes, já que a quantidade de spray gerada era gigantesca, além de não dispersar a água na pista. Assim, os pneus eram disponibilizados nos fins de semana apenas por uma mera questão de protocolo. 

“Precisamos de pneus de chuva melhores porque esses são lentos e não conseguem tirar muita água”, alegou Max Verstappen após o GP do Japão do ano passado. “É por isso que todo mundo sempre tenta mudar rapidamente para um intermediário, porque é muito mais rápido por volta.”

Sendo assim, através de pesquisas, a Pirelli propôs um novo composto para chuva que deve ser “muito mais eficiente do que a especificação anterior”. Além disso, foi informado que o novo pneu não precisará do uso de cobertores para reter a temperatura e estará disponível a partir do GP da Emilia Romagna, que marca a sexta etapa no calendário. 

Para os pneus de pista seca, vale lembrar que a Pirelli já havia informado mudanças, com a introdução de um novo modelo na gama mais dura, o C1.  Assim, o antigo C1 passou a se chamar C0 e deu lugar para um novo composto. O restante da gama, que vai de C2 a C5, permanece o mesmo. 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.