Sebastian Vettel, tetracampeão da Fórmula 1, confirmou que não planeja retornar à categoria como piloto. O alemão encerrou sua trajetória na F1 em 2022, após duas temporadas com a Aston Martin. E, para o ex-piloto da Red Bull e Ferrari, seu ciclo na modalidade está definitivamente encerrado.
Em entrevista ao Auto Motor und Sport, Vettel foi categórico: “A F1 acabou para mim. Chega um momento em que é hora de deixar espaço para os outros.” O alemão, que dominou a década de 2010 com quatro títulos e 53 vitórias, elogiou a renovação do grid, que conta com seis novatos este ano: “Acho bom que muitos pilotos tenham sido substituídos. Isso não é contra os mais experientes, mas a favor dos jovens.”

Apesar da despedida da F1, o tetracampeão não afastou a possibilidade de encarar novos desafios no automobilismo. Vettel revelou que mantém conversas para uma possível estreia no Mundial de Endurance (FIA WEC), incluindo as 24 Horas de Le Mans. “Não quero descartar que algo aconteça. Houve conversas, mas ainda não se concretizou”, afirmou. Vettel, que antes via as corridas de resistência com desinteresse, agora enxerga atrativos na modalidade: “Hoje, acho fascinante a dinâmica de equipe, dividir o carro e fazer concessões.”
No entanto, o piloto de 36 anos deixou claro que só embarcará em um novo projeto se puder se dedicar totalmente: “Para mim, sempre foi assim: se participo de algo, quero fazer bem feito. Só participar não é para mim.” Desde sua saída da F1, Vettel só competiu no Race of Champions, uma prova anual que acontece geralmente em janeiro.
