Desde o início desta temporada de 2022, os fins de semana de corrida foram encurtados para equipes e pilotos, com a coletiva de imprensa da FIA não ocorrendo mais às quintas-feiras. No entanto, isso será revertido e o formato antigo será usado novamente na próxima corrida.
Era para ser uma solução para a alta pressão sobre as equipes e pilotos durante os sucessivos finais de semana de corrida. Ao mudar as obrigações de quinta-feira para a sexta-feira, um dia inteiro poderia ser ganho nas agendas das equipes. Na prática, isso não parece ser o caso. Os pilotos estavam igualmente ocupados às quintas-feiras com todos os tipos de obrigações e a sextas-feiras já estavam repletas de treinos livres e obrigações de mídia.
Para a mídia, a mudança também não foi benéfica. Todos os comentários, observações e previsões feitas pelos pilotos nas coletivas de imprensa de sexta-feira, muitas vezes foram imediatamente invalidadas duas horas depois da primeira sessão de treinos livres. A filial espanhola do Motorsport.com informa que a FIA decidiu, portanto, colocar a parte da imprensa para a quinta-feira, entrando em vigor na próxima corrida, em Silverstone, na Inglaterra.
Além disso, nada mudará na agenda de imprensa. Às quintas-feiras serão realizadas duas coletivas com cinco pilotos em cada uma. Os outros dez pilotos falam para a televisão ou têm compromissos individuais. Motorsport relata que a mudança de formato ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, mas isso aprece ser apenas uma formalidade.
