F1: Motor da Red Bull voltará a chamar Honda em 2023

Depois que a Honda aumentou sua presença na Fórmula 1 mais uma vez em 2022, a F1 2023 verá seu nome retornar à unidade de potência da Red Bull.

O recente envolvimento da Honda com a Fórmula 1 está longe de ser um processo simples e mais uma reviravolta está chegando para a temporada deste ano.

Foi no último mês de 2021 quando a Honda e a Red Bull voltaram às conquistas do título, com Max Verstappen pilotando o RB16B com motor Honda para a glória do Campeonato de Pilotos, mas foi após esse triunfo que a Honda saiu da categoria, oficialmente de qualquer maneira.

Com a Honda continuando a produzir as unidades de potência com o emblema da Red Bull desde então, a empresa japonesa lentamente voltou a aumentar o volume de sua presença na Fórmula 1, com a marca Honda retornando aos carros da Red Bull e AlphaTauri no GP do Japão de 2022.

E agora, foi confirmado que as unidades de potência serão batizadas como ‘Honda RBPT’ a partir de 2023.

Após a saída oficial da Honda no final de 2021, a Red Bull Powertrains foi formada e agora fez parceria com a Ford, sua primeira unidade de potência entrando em ação em 2026, quando a nova geração de unidades de potência será lançada.

“O nome da unidade de potência mudou – agora é uma unidade de potência Red Bull Powertrains – mas a tecnologia ou o IP é realmente da Honda”, disse Yasuaki Asaki, de acordo com a ‘RACER’, chefe de projeto de F1 da Honda que está se preparando para se aposentar.

“A fabricação desta unidade de potência ainda será feita principalmente pela Honda.”

O presidente da Honda Racing Corporation, Koji Watanebe, acrescentou: “A partir de 2026, Red Bull e Ford farão parceria e recebemos uma notificação com antecedência, então Honda e Red Bull até 2025 continuarão a ter confiança, uma grande parceria e pretendemos vencer o campeonato até 2025, então temos essa política inabalável sobre isso.

“A partir de 2026, a Red Bull fará parceria com a Ford e não estamos em posição de dizer nada sobre isso. Mas em outras categorias, temos a parceria com a Red Bull, então continuamos a trabalhar juntos”.

Mas quando a cortina cair na temporada de 2025, isso não significa que o mesmo seja verdade para o envolvimento da Honda na F1, já que eles foram listados como um dos seis fabricantes de unidades de potência sob os novos regulamentos de 2026, ao lado de Mercedes, Ferrari, Red Bull-Ford, Renault e Audi.

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.