A Mercedes está acelerando seu programa de desenvolvimento na tentativa de recuperar terreno na luta pelo título de “melhor do resto”, atualmente em posse da McLaren, após uma recente retomada de performance que resultou em pódios consecutivos para Lando Norris.
Apesar dos ganhos da Mercedes desde o início da temporada, a diferença para a Red Bull continua a aumentar, com Max Verstappen dominando a competição de forma aparentemente incontestável.
Toto Wolff, chefe da equipe Mercedes, insiste que a temporada está longe de ser abandonada. Eles planejam levar o programa de desenvolvimento ao limite na tentativa de igualar a Red Bull até o final da temporada. Esta estratégia pode ser custosa em algumas temporadas, mas qualquer ganho de desenvolvimento em 2023 trará dividendos para o próximo ano. Com as regulamentações permanecendo muito estáveis, o W15 da Mercedes provavelmente será uma evolução do W14, que já é um carro quase completamente novo em comparação ao do ano passado, depois que a Mercedes abandonou o conceito de sidepod zero.

A última atualização do sidepod da equipe adotou um layout mais tradicional, mas a última atualização representa uma grande mudança mais uma vez, adotando uma filosofia mais semelhante ao conceito que a Ferrari começou a utilizar antes de abandoná-lo na Espanha.
Com esta atualização, que tem um efeito de downwash maior para forçar o fluxo de ar para baixo, vem um assoalho atualizado com modificações na borda de fuga e nos vários recortes que ajudam a selar o assoalho para criar mais downforce nessa área.
As atualizações foram vistas no carro de George Russell, mas ainda não está claro se ambos os pilotos utilizarão as atualizações neste fim de semana na Bélgica.
