Helmut Marko destacou a influência positiva do ex-engenheiro da Red Bull, Rob Marshall, na forte campanha da McLaren este ano. Marshall, que passou 17 anos na equipe austríaca, foi peça-chave nos títulos de Sebastian Vettel e Max Verstappen. Ele assumiu o cargo de designer-chefe na McLaren no início de 2024 e, desde então, a equipe ganhou protagonismo.
Em um ano em que a Red Bull enfrenta dificuldades e perde competitividade, Marko foi questionado sobre como seria o desempenho da equipe austríaca se Marshall ainda fizesse parte do time: “É uma questão especulativa”, afirmou Marko em entrevista à F1 Insider. “A McLaren viu que ele é um excelente engenheiro. Ele certamente tem grande participação no sucesso deles. No fim das contas, como em qualquer equipe, é importante ter pessoas experientes e com conhecimento prático.”

Atualmente, os pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, lideram a disputa pelo título de pilotos com folga. No campeonato de construtores, a equipe de Woking já abriu mais de duzentos pontos de vantagem na ponta. Com 10 etapas restantes, Marko acredita que o time de Zak Brown pode manter a vantagem em ambos os campeonatos sem precisar de ordens de equipe.
“Enquanto você é tão dominante, pode se manter à frente sem interferências”, comentou. “Acho muito esportivo que eles não tenham usado ordens de equipe. Se a disputa apertar, ter dois pilotos de ponta pode se tornar uma desvantagem, mas, com a liderança que a McLaren tem agora, eles não estão correndo riscos”, afirmou Marko.
A estratégia de liberar seus pilotos para disputa, mas sem colocar a equipe em risco, continua sendo pregada na equipe. Andrea Stella, chefe da McLaren, afirmou que os pilotos estarão livres para utilizarem estratégias diferentes, como aconteceu no GP da Hungria, onde Norris levou a vitória.
