Liam Lawson enfrentou um fim de semana complicado até aqui no GP da Austrália de Fórmula 1, e a situação ficou ainda mais desafiadora antes da largada. O piloto da Red Bull começará a corrida dos boxes, após sua equipe realizar mudanças significativas em seu carro fora das regras do parc fermé.
O neozelandês terminou a classificação em 18º, cometendo alguns erros durante o Q1, incluindo saídas de pista que comprometeram seu desempenho. Além disso, ele perdeu quase toda a TL3 devido a um problema na unidade de potência, limitando ainda mais seu tempo de pista no circuito de Albert Park.
Agora, Lawson não estará no grid de largada, pois a FIA confirmou alterações estruturais em seu carro antes da corrida. A Red Bull optou por instalar uma nova asa traseira e um novo beam wing, ambos com especificações diferentes das usadas no restante do fim de semana. A mudança pode estar relacionada à expectativa de chuva durante a prova, buscando uma melhor adaptação do jovem piloto às condições adversas.
Com isso, Lawson se junta a Oliver Bearman no grupo dos pilotos que largarão dos boxes. A situação beneficia Esteban Ocon, que sobe automaticamente uma posição e largará de P18 pela Haas.
A corrida deste domingo promete ser desafiadora, e para Lawson há um fator positivo: sua estreia na F1, no GP da Holanda de 2023, também aconteceu sob chuva. Na ocasião, o neozelandês impressionou ao substituir Daniel Ricciardo na Racing Bulls, demonstrando habilidade em condições adversas. Agora, ele terá mais uma oportunidade de mostrar serviço para a equipe, enfrentando uma corrida em Melbourne que tem tudo para ser caótica.
A largada do GP da Austrália está marcada para 1h da madrugada de sábado para domingo no horário de Brasília (GMT -3), e o F1MANIA.NET acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.
