Charles Leclerc, piloto da Ferrari, fez uma análise crítica do desempenho de sua equipe na temporada 2023 da Fórmula 1. Apesar de ter conquistado cinco pole positions, destacando a velocidade que ele e a Ferrari possuem, Leclerc aponta que a equipe não conseguiu transformar esse potencial em vitórias nas corridas, especialmente quando comparado ao desempenho da Red Bull.
No início da temporada, a Ferrari esperava disputar os títulos de pilotos e construtores, mas rapidamente se tornou evidente que ninguém seria capaz de acompanhar o ritmo impressionante da Red Bull. A Ferrari conseguiu desafiar a equipe austríaca em algumas sessões de qualificação, proporcionando a Leclerc essas pole positions. No entanto, a equipe italiana raramente pareceu capaz de desafiar as vitórias em corrida, com exceção da vitória de Carlos Sainz em Cingapura, a única corrida da temporada que não foi vencida por um piloto da Red Bull.
Falando sobre esta temporada na coletiva de imprensa de quinta-feira, Leclerc expressou sua decepção: “Foi uma temporada decepcionante. Depois do ano passado, esperávamos chegar à temporada e tentar lutar pelo campeonato. Mas, após a primeira corrida, entendemos o quão difícil seria comparado à Red Bull. Eles deram um enorme passo à frente, especialmente no ritmo de corrida. Nós não fizemos o mesmo passo, então a partir daquele momento, foi um pouco decepcionante.”
Apesar de nenhuma equipe ter chegado perto da Red Bull após isso, Leclerc acredita que a Ferrari ‘progrediu’ ao longo da temporada de 2023. “Acho que progredimos bastante ao longo da temporada, o que é positivo e me deixa confiante para o futuro. Mas há uma grande lacuna a preencher para alcançar a Red Bull. Então, vamos trabalhar duro durante a pausa de inverno e, com sorte, voltaremos mais fortes no próximo ano com um carro capaz de vencer.”
