A Red Bull fez uma mudança surpreendente, e chocante, para o restante da temporada 2025 da Fórmula 1. Nesta quarta-feira (9), a equipe austríaca anunciou a saída imediata de Christian Horner.
O dirigente britânico esteve à frente do comando da equipe austríaca durante todos os seus 20 anos de existência na categoria. Agora, Laurent Mekies, da Racing Bulls, é quem assume o papel.
Horner parece ter sofrido as consequências de um campeonato muito abaixo do esperado com a Red Bull. De 12 etapas até o momento, conseguiram apenas duas vitórias com Max Verstappen, além de aparecerem apenas em quarto no Mundial de Construtores.

Não apenas isso, o time multicampeão perdeu algumas peças-chave nos últimos tempos como o designer Adrian Newey, que passou a trabalhar com a Aston Martin, o também designer Rob Marshall, que foi para a McLaren, e o diretor-esportivo, atualmente na Sauber. Ainda, Will Courtenay, chefe estrategista, está previsto para se juntar aos papaya no final da temporada.
Se juntando a isso, há rumores indicando que mesmo com contrato até a temporada 2028, Verstappen estaria a caminho da Mercedes a partir de 2026. Vale lembrar que o próximo campeonato traz o novo regulamento técnico da F1.
A Red Bull ainda não soltou um comunicado falando sobre a saída de Horner, mas a Racing Bulls já se pronunciou sobre a mudança de Mekies de equipe. “O último ano e meio foi um privilégio absoluto liderar a equipe com Peter. Foi uma aventura incrível contribuir para o nascimento da Racing Bulls junto com todos os nossos talentosos funcionários”, disse Mekies.
“O espírito de toda a equipe é incrível e acredito firmemente que este é apenas o começo. Alan é o homem perfeito para assumir agora e continuar nossa trajetória. Ele conhece a equipe de dentro para fora e sempre foi um pilar importante dos nossos primeiros sucessos.”
Quem vai assumir o comando da Racing Bulls, então, é Alan Permane. “Sinto-me muito honrado em assumir o cargo de chefe de equipe e gostaria de agradecer a Oliver [Mintzlaff] e Helmut [Marko] pela confiança que demonstraram em mim.”
“Estou ansioso para trabalhar com Peter e dar continuidade ao excelente trabalho que ele e Laurent têm feito para levar esta equipe adiante. Este é um novo desafio para mim, mas sei que posso contar com o apoio de todos dentro deles”, completou.
