O chefe da Red Bull, Christian Horner, levantou dúvidas sobre a falta de consistência nas decisões dos comissários da Fórmula 1 após Oscar Piastri, da McLaren, receber uma penalidade de 10 segundos no GP da Inglaterra, disputado no domingo (6). O australiano, que liderava a prova, freou bruscamente ao final do período do Safety Car, surpreendendo Max Verstappen.
A manobra de Piastri rendeu 10 segundos de punição, algo que Horner achou justo. Mas a situação relembrou o chefe de equipe do GP do Canadá, quando e George Russell e Verstappen viveram a mesma situação; Na ocasião, os comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiram por não punir o britânico da Mercedes, negando até mesmo um protesto da equipe austríaca.
“Não me surpreendeu a penalidade [de Piastri]. Era o esperado”, afirmou Horner em entrevista à imprensa após a corrida em Silverstone. “O mais surpreendente foi George [Russell] não ter sido punido em Montreal, para ser honesto. Mas é isso. Infelizmente, nossa corrida desandou a partir daí”, lamentou.

Verstappen largou na pole position da prova britânica, mas a Red Bull optou por uma asa traseira com menos downforce, apostando em condições secas. Porém, a chuva derrubou qualquer possibilidade do time tentar a vitória: “Ajustamos o carro para um nível de downforce semelhante ao de Monza. A ideia era garantir a pole e ter um bom ritmo na corrida seca”, explicou Horner. “Mas o clima mudou, e Piastri tinha um ritmo muito superior no início.”
“Piastri freou de forma inesperada na reta antes da curva Stowe, pegando Max de surpresa. Ele não conseguiu ajustar os sistemas do carro a tempo, quase girou e caiu para a décima posição”, detalhou Horner. Apesar da recuperação, Verstappen terminou apenas em quinto, enquanto Piastri, mesmo com a punição, chegou em segundo.
A punição a Piastri rendeu questionamentos da própria McLaren. Andrea Stella, chefe da equipe, afirmou que o líder do campeonato foi vítima de uma “armadilha” de Verstappen. Já Zak Brown, CEO, comentou que o lance foi mais tranquilo do que pareceu pela TV.
