Na última sexta-feira (24), Nelson Piquet foi condenado pela 20ª Vara Cível de Brasília a pagar uma indenização no valor de R$ 5 milhões por comentários racistas e homofóbicos contra Lewis Hamilton.
As falas de Piquet são de uma entrevista realizada em 2011 que veio à tona no ano passado. No vídeo, o ex-piloto fez uso do termo racista “neguinho” para se referir a Hamilton, além de fazer um comentário homofóbico.
Na decisão, o juiz Pedro Matos de Arruda ressaltou que as falas de Piquet não podem ser desprezadas, principalmente vindas de uma figura pública: “Esta ofensa é intolerável. Mais ainda quando se considera a projeção que é dada quando é uma pessoa tão reconhecida e tão admirada como o réu. Assim, tenho que o dano moral coletivo está caracterizado, porque houve ofensa grave aos valores fundamentais da sociedade”, escreveu o juiz.
Em conversa com a Sky Sports, Lewis Hamilton reagiu à questão: “Ainda acredito que geralmente não devemos dar uma plataforma às pessoas que estão cheias de ódio”, declarou o heptacampeão.
“Gostaria de reconhecer o governo do Brasil. Acho incrível o que eles fizeram ao responsabilizar alguém, mostrando às pessoas que isso não é tolerado”, ressaltou Hamilton.
