F1: Fallows diz que McLaren teria dificuldades se as regras não mudassem em 2026

Dan Fallows, ex-chefe técnico da Aston Martin e atual diretor da McLaren, alertou que a equipe britânica poderia ter dificuldade para sair do Q1, caso as regras atuais da Fórmula 1 sejam mantidas até 2026. Ele afirmou que, embora McLaren tenha se consolidado como a nova referência da F1 com a dupla Lando Norris e Oscar Piastri, a equipe poderá perder terreno nas próximas temporadas caso não houvesse um avanço nas regulamentações.

As atuais regras de efeito solo, introduzidas em 2022, serão substituídas pelas regulamentações de 2026, que trarão uma nova geração de unidades de potência e alterações significativas nos chassi e aerodinâmica. Fallows acredita que a Fórmula 1 ainda tem espaço para melhorar dentro do regulamento atual, mas que, caso McLaren não consiga manter o ritmo de desenvolvimento comparado aos demais times, ela pode cair na classificação.

“É cada vez mais difícil para as equipes extrair mais downforce dos componentes principais do carro. Não vimos inovações genuínas nos assoalhos dos carros por mais de um ano”, disse Fallows, ressaltando que a gestão de temperatura dos pneus, por exemplo, continua sendo uma área chave para melhorar o desempenho nas corridas.

F1 2025, Fórmula 1, GP da China, Xangai
Foto: XPB Images

Fallows alertou que, caso o desenvolvimento da McLaren parasse e as regras não mudassem, a equipe poderia ter dificuldades até para superar a primeira fase nas sessões de classificação: “Se as regras atuais por acaso se mantivessem, e o desenvolvimento de McLaren parasse enquanto as outras equipes avançam, ela lutaria para sair do Q1 até o final de 2026”, afirmou.

Por outro lado, Fallows considera que a mudança para as novas regulamentações de 2026 será positiva para a categoria, proporcionando uma redistribuição competitiva entre as equipes. Ele acredita que os novos motores terão um impacto significativo no desempenho, com um maior foco maior em potência elétrica. Além disso, as mudanças aerodinâmicas deverão favorecer uma maior diversidade de conceitos, permitindo que as equipes sejam mais inovadoras.

“Embora as regulamentações atuais não sejam perfeitas, as mudanças planejadas para 2026 devem colocar a F1 no caminho certo. Os fãs vão adorar ver a ordem competitiva mudando”, completou Fallows.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.