George Russell recebeu um forte apoio por sua postura nas disputas verbais com Max Verstappen. O ex-piloto Perry McCarthy, destacou a forma como o britânico tem lidado com o tetracampeão e elogiou seu desempenho em meio a um cenário de incerteza na Mercedes.
Russell e Verstappen protagonizaram uma série de atritos fora das pistas desde o GP do Catar de 2024, quando o holandês perdeu a pole position por bloquear o concorrente. Na ocasião, Verstappen afirmou que Russell teria tentado provocar uma penalidade para ele, para herdar a pole. Na etapa seguinte, em Abu Dhabi, Russell chamou o piloto da Red Bull Racing de ‘valentão’ e disse que ele chegou a ameaçá-lo com um acidente deliberado no Catar, o que levou Toto Wolff e Christian Horner a intervirem.
As tensões diminuíram depois, mas voltaram a crescer no GP da Espanha deste ano, quando Verstappen se irritou ao ser forçado para fora da pista em uma relargada após um safety car e tocou o carro da Mercedes, recebendo três pontos de penalidade, ficando naquele momento, a apenas um ponto de uma suspensão, antes de ter dois pontos removidos de sua superlicença.
Em meio às especulações sobre uma possível oferta da Mercedes a Verstappen, Russell ainda não teve sua permanência confirmada para 2026, assim como seu companheiro de equipe Kimi Antonelli, embora Wolff afirme que é apenas uma questão de tempo para a confirmação acontecer.
Para McCarthy, esse contexto reforça o mérito do britânico: “Ele vem fazendo um ótimo trabalho, mas é curioso que, em termos de imagem, você não ouça as pessoas falando sobre George ou exaltando-o o tempo todo, não importa o que ele faça”, disse ele em entrevista ao RacingNews365.

O ex-piloto lembrou que Russell superou Lewis Hamilton em 2023 e que segue liderando a equipe: “O atraso no contrato pesa na mente. Não é uma questão de dinheiro no próximo mês, é uma questão de confiança: ‘Este time está totalmente por trás de mim?’ Sei a diferença entre ser número dois e número um e ter pessoas acreditando que você pode andar sobre a água. Isso muda seu desempenho e seu olhar sobre as coisas, e é aí que George tem sido mentalmente muito forte”, acrescentou.
McCarthy também destacou a firmeza de Russell diante de Verstappen: “Ele não teve problema algum em enfrentá-lo nesse tipo de batalha mental e dizer: ‘Eu sei quem sou, sei o que posso fazer’. Isso é uma demonstração real de confiança. Mesmo havendo uma guerra de palavras, isso mostra liderança. Por isso sinto que George é um pouco subestimado pelo que suas performances merecem”, concluiu o ex-piloto, que chegou a assinar em 1992 com a extinta equipe Andrea Moda na Fórmula 1, mas por problemas do time nunca participou de nenhum GP na categoria. Ele acabou ficando mais conhecido como o personagem ‘The Stig” no programa Top Gear da BBC.
