F1: Ex-piloto aponta falta de equilíbrio entre Hamilton e Leclerc na Ferrari

O ex-piloto de Fórmula 1 Derek Daly afirmou que a Ferrari não está colhendo os frutos esperados de sua atual dupla de pilotos. Para ele, tanto Lewis Hamilton quanto Charles Leclerc possuem estilos de pilotagem semelhantes, o que limita o desenvolvimento técnico da equipe italiana.

“A Ferrari tem dois caras de reflexo instantâneo”, disse Daly em entrevista ao site RacingNews365. “Não acredito que nenhum dos pilotos esteja dando o feedback necessário aos engenheiros para construir um carro mais rápido, e isso não vai mudar no ano que vem.”

Daly defendeu que equipes de elite precisam contar com perfis complementares entre seus pilotos. “Toda equipe que atua nos mais altos níveis, na minha opinião, tem dois pilotos que são tipos opostos de habilidades”, explicou. “Reflexo instantâneo, ou seja, ‘carregam as rodas’ em qualquer coisa, a qualquer hora.”

Charles Leclerc (MON) Ferrari SF-25 and Lewis Hamilton (GBR) Ferrari SF-25 battle for position.
Foto: XPB Images

“Sempre que estão no carro, o carro está indo o mais rápido que pode possivelmente ir”, continuou. “E então você tem um piloto sensível, que sente o carro, consegue ler, relatar, dar feedback, os engenheiros dependem dele e então ele pode desenvolver um carro rápido. Um empurra e se alimenta do outro.”

Para Daly, a ausência desse equilíbrio técnico entre os pilotos compromete diretamente o desenvolvimento do carro. “Com esses dois caras brilhantemente rápidos, de reflexo instantâneo, não acredito que conseguirão feedback suficiente para desenvolver e construir carros que sejam rápidos o bastante”, concluiu Daly.

O ex-piloto também fez uma dura crítica: “A Ferrari está na pior situação entre todas as equipes do grid”, declarou. “Não acredito que eles farão os movimentos necessários para consertar isso.”

Em 2025, a Ferrari ainda não conseguiu uma vitória. Além disso, Lewis Hamilton ainda busca seu primeiro pódio com o time de Maranello. A situação é preocupante e chegou até mesmo a atingir as ações financeiras da empresa.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.