F1: Entenda formato da corrida Sprint que acontece no GP da Áustria

A F1 chega a Spielberg neste final de semana para disputar o GP da Áustria, a nona etapa da temporada 2023. Acontece que essa parada do calendário vai ser recheada de ação porque além da tradicional corrida no domingo, 2 de julho, ainda acontece a prova Sprint no sábado, 1º de julho.

As corridas Sprint – que contam com 100km de duração – foram introduzidas na principal categoria do automobilismo ainda em 2021. Além de ter o objetivo de dar uma movimentada nas etapas, também trazia sessões importantes em todos os três dias: classificação na sexta-feira, prova Sprint no sábado e GP no domingo.

A tomada de tempos servia para definir o grid de largada do dia seguinte. Depois, na prova, a posição que os pilotos cruzavam a linha de chegada era o que determinava as posições que sairiam na corrida do domingo.

Acontece que para o campeonato de 2023, o formato recebeu uma atualização. A classificação, que segue no formato de Q1, Q2 e Q3, continua na sexta-feira, mas para desenhar unicamente o grid de largada para o GP do domingo, não tendo qualquer relação com a prova Sprint.

Já o sábado se tornou um dia a parte com a tomada de tempos, também em Q1, Q2 e Q3, mas com duração reduzida, para a prova de mais tarde. Portanto, o resultado da disputa não tem qualquer influência para o final de semana, apenas distribuindo pontos para os oito primeiros colocados.

Confira o formato dos finais de semana de Sprint:

sexta-feira: Treino Livre único e Classificação para GP do domingo
sábado: Classificação para corrida Sprint e a prova
domingo: Corrida principal



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.