F1: Conheça José Carlos Pace, piloto brasileiro que dá nome ao Autódromo de Interlagos

Finalmente chegou a semana do GP de São Paulo da F1. Nesta semana, pilotos e equipes desembarcam no Brasil para a 21ª, e penúltima, etapa da temporada 2022, realizada no Autódromo de Interlagos.

A prova no circuito vai marcar a 50ª vez que a categoria disputa no país. De todas as corridas, 38, partindo para a 39ª, foram realizadas no autódromo da Zona Sul, com o restante sendo feitas em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Acontece que apesar de ser popularmente conhecido como Interlagos, o circuito que recebe a F1 tem o nome oficial de José Carlos Pace. Esse foi um piloto brasileiro que teve breve período no grid, mas chegou a vencer uma prova caseira.

Moco, como também era conhecido, começou sua carreira nas pistas correndo de turismo. Em 1964, fez sua primeira aparição em Interlagos ao correr o Desafio 50 mil quilômetros – a disputa durou 22 dias e encerrou em 17 de novembro.

Nos anos 70 foi para a Europa, onde foi campeão da Fórmula 3 e pouco depois, chegou a correr nas 24 Horas de Le Mans – seu melhor resultado foi uma segunda colocação em 1973 pilotando uma Ferrari.

Sua chegada à F1, então, se deu pela Williams ainda em 72. Sua primeira prova disputada foi o finado GP da África do Sul, cruzou a linha de chegada na 17ª colocação e ao final do campeonato, somou três pontos e encerrou a classificação em 18º.

Ficou no grid da principal categoria do automobilismo até 1977 tendo defendido equipes como Team Surtees e Brabham. Ao total, subiu seis vezes ao pódio e sua melhor campanha foi em 1975 quando encerrou o ano em sexto.

Foi nessa temporada da F1, também, que conseguiu sua primeira, e única vitória. Inclusive, aconteceu no GP do Brasil. Além de ter cruzado a linha de chegada em primeiro em Interlagos, teve a inédita dobradinha brasileira com Emerson Fittipaldi ficando em segundo.

A última corrida que Pace disputou foi o GP da África do Sul de 5 de março de 77, prova em que terminou sem pontos. Apenas 13 dias mais tarde, foi morto em um acidente aéreo quando o avião monomotor em que estava bateu em uma árvore na Serra da Cantareira.

O Autódromo, então, inaugurado em maio de 1940 e que originalmente levou o nome de Interlagos, recebeu a nova nomenclatura no ano de 1985 para homenagear o piloto brasileiro.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.