F1: Bottas se diz pronto para voltar como titular, mas descarta Red Bull

Valtteri Bottas afirmou estar preparado para retornar à Fórmula 1 como titular em 2026, mas reconheceu que suas chances em uma equipe de ponta, como a Red Bull Racing, podem ser barradas por questões internas. O finlandês participou recentemente do podcast Beyond The Grid, onde falou abertamente sobre seu futuro e as dificuldades para encontrar uma vaga no grid.

“Eu acho que há certas pessoas, ou uma pessoa, dentro da organização da Red Bull que, por algum motivo, não é muito fã meu”, afirmou Bottas, sem citar nomes. O piloto está atualmente fora da F1 após onze temporadas completas lar, e agora atua como reserva na Mercedes.

Bottas, que tem passagens por Williams, Mercedes e Sauber, reforçou que está disponível para conversar sobre oportunidades em qualquer equipe. Porém, reconheceu que a Red Bull tende a priorizar nomes ligados ao seu próprio programa de desenvolvimento. “Não sei se eles olham para fora da academia. Eles têm muitos pilotos, inclusive no time júnior”, disse ele.

Apesar disso, ele levantou uma reflexão sobre o perfil necessário para pilotar o carro da Red Bull. “Parece não ser um carro fácil de pilotar. Max (Verstappen) está fazendo o trabalho, forçando quase além dos limites do carro. E todos que estiveram ao lado dele não pareceram bem. Fico me perguntando se esse carro, para ser pilotado no limite, precisa de um piloto com experiência. Essa é a minha especulação”, acrescentou.

O piloto de 34 anos reiterou seu desejo de voltar ao grid da F1 como titular. “Eles (Red Bull) sabem que eu quero correr. Sabem que eu estaria disponível para o próximo ano. Mas não sei qual é a mentalidade deles em relação a isso”, completou Bottas.

Com poucas vagas ainda abertas para 2026, Bottas mira alternativas como a nova equipe Cadillac, mas segue atento às movimentações entre os atuais times de ponta.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.