Gabriel Bortoleto fechou o dia 1 de GP do Azerbaijão da Fórmula 1 em 15ª. No segundo treino feito nesta sexta-feira (19), o competidor da Sauber anotou o tempo de 1min42s561 para ficar dentro do top-15.
Para esta segunda sessão de atividade no circuito de rua de Baku, o tempo mais uma vez estava quente e firme, com sol tímido entre nuvens. Assim como no TL1, o termômetro marcava 25ºc e o asfalto chegava a 32ºC.
Relógio disparado no circuito azari e Gabriel Bortoleto foi um dos primeiros a deixar os boxes. O brasileiro, assim como Nico Hülkenberg, Isack Hadjar e Lewis Hamilton, optou por usar o pneu médio ao invés do macio.
Então, em seu primeiro giro, o brasileiro cravou 1min44s452 para se colocar em segundo – o outro que havia feito volta foi seu companheiro, 0s2 mais rápido e na primeira colocação.

Com dez minutos completados, o titular da Sauber e do carro #5 saltou para a primeira colocação ao fazer 1min42s561. Logo foi superado por Charles Leclerc e depois por Lando Norris, ficando 0s362 atrás do ponteiro.
A sessão já havia quase chegada a metade e Bortoleto vinha na sétima posição da tabela com 1s018 de atraso para Lewis Hamilton. O competidor seguia como um dos únicos de pneu médio, mas no momento estava nos boxes.
Gabriel fez uma volta melhor com 1min42s561 e vinha na 12ª colocação com 20 minutos para a bandeira quadriculada. Em comparação, Nico Hülkenberg vinha em 16º a quase 0s3 do companheiro.
Na reta final da sessão, Bortoleto vinha na 15ª colocação e estava nas simulações de corrida. O piloto usava o pneu médio e vinha com tempo de 1s268 mais lento que o primeiro colocado.
Treino encerrado e Bortoleto encerrou o dia dentro do top-15. O brasileiro completou 20 voltas totais e ficou três colocações acima de Hülkenberg, seu colega de equipe.
