Em entrevista nesta quinta-feira (4), durante as atividades de mídia do GP da Itália, em Monza, Gabriel Bortoleto fez um balanço do seu desempenho na temporada de estreia na Fórmula 1, além de comentar a concorrência com outros novatosç
Campeão da Fórmula 2 em 2024, Bortoleto chegou à principal categoria do automobilismo mundial cercado de expectativa. Ele defende atualmente a Sauber, que vem enfrentando dificuldades técnicas ao longo do ano. Porém, Gabriel já conseguiu marcar seus primeiros pontos e é considerado um dos melhores rookies do ano, ao lado de Isack Hadjar, da Racing Bulls. Os dois ganharam mais destaque do que o jovem Kimi Antonelli, aposta da Mercedes.
Questionado sobre como enxerga sua evolução em relação aos demais novatos do grid, Bortoleto foi sincero: “Bom, eu acredito que estou fazendo um bom trabalho. Sei como começamos o ano, com um carro que estava realmente com dificuldades e completamente fora da janela ideal”, afirmou o piloto de acordo com o site Motorsport.

Ele reconheceu que, nas primeiras provas da temporada, não conseguiu acompanhar o desempenho de alguns rivais diretos. “Talvez, no início da temporada, eu não tenha conseguido mostrar a performance que outros novatos estavam apresentando, mas cresci muito nesse período e aprendi bastante. Eu cometia erros naquela fase que hoje já não cometo mais”, disse.
Apesar disso, Bortoleto evitou comparações diretas com outros estreantes e destacou a dificuldade de avaliar desempenhos em contextos tão diferentes. “É difícil comparar. Acho que o Isack [Hadjar] está fazendo um trabalho incrível, conquistando seu primeiro pódio [no GP da Holanda]”, elogiou. “Claro que também gostaria de ter a chance de lutar por isso todos os fins de semana, mas não é fácil para nós. Precisamos fazer tudo perfeito para brigar por um top 7, top 8 — e nem sempre conseguimos alcançar esse resultado”, explicou.
“Então, vou continuar fazendo o meu trabalho, porque meu objetivo na Fórmula 1 não é ser o melhor novato, e sim um dia ser o melhor piloto. Para isso, não estou aqui para disputar um campeonato de novatos. Quero apenas dar o meu máximo, aprender, evoluir e, no futuro, conquistar o meu grande objetivo”, concluiu.
O GP da Itália, que acontece entre 5 e 7 de setembro, pode representar mais uma oportunidade para o piloto brasileiro, que já venceu no circuito, mostrar consistência.
