F1: Ben Sulayem lança campanha para segundo mandato como presidente da FIA

Mohammed Ben Sulayem confirmou oficialmente que disputará a reeleição para a presidência da FIA. No cargo desde dezembro de 2021, o dirigente buscará um segundo mandato na votação marcada para 12 de dezembro, em Tashkent, no Uzbequistão.

O atual presidente lançou sua campanha sob o lema ‘FIA For Members – A Lot Done. More To Do’, destacando avanços e prometendo continuar o trabalho iniciado: “Obrigado pela confiança e pelo apoio nos últimos quatro anos. Juntos, levamos a FIA por uma jornada desafiadora, mas altamente gratificante, transformando-a em uma organização moderna, dinâmica e voltada para o futuro”, disse ele.

Ben Sulayem afirmou que seu manifesto inclui iniciativas como a implementação do novo ‘Global Karting Plan’, incentivo à produção local de Karts e cross cars, apoio digital para clubes membros e expansão para novos mercados. Também defende melhores acordos com promotores e a criação de um Centro de Excelência para o departamento de oficiais da FIA.

“Os progressos que alcançamos são motivo de orgulho: finanças mais sólidas, melhor governança, uma estrutura de gestão reformada, mais apoio aos membros e uma voz mais forte da FIA no cenário mundial. Pedimos seu apoio contínuo para concluir o trabalho iniciado e levar a FIA a novos patamares”, afirmou.

Na disputa, ele terá como adversário o norte-americano Tim Mayer, que já apresentou parte de seu plano de governo, mas ainda não definiu a lista completa de nomes para compor sua chapa. Mayer lançou sua campanha durante o final de semana do GP da Inglaterra de Fórmula 1, sob o slogan ‘FIA Forward’.

FIA logo
Foto: XPB Images

Enquanto isso, Ben Sulayem já definiu seus indicados para as principais funções de sua lista presidencial, incluindo Fabiana Ecclestone (América do Sul), Anna Nordkvist e Manuel Avino Roger (Europa), Lung-Nien Lee (Ásia-Pacífico), Rodrigo Ferreira Rocha (África), Shaikh Abdulla bin Isa Al Khalifa (MENA) e Daniel Coen (América do Norte).

Mesmo com a eleição no horizonte, Ben Sulayem destacou que seu foco imediato está em questões importantes para a Fórmula 1: “Se você me perguntar qual é meu maior desafio hoje, é finalizar o Pacto de Concórdia. Para mim, isso é o mais importante”, acrescentou.

Sobre a disputa com Mayer, o atual presidente foi categórico: “É uma disputa. Sei que tudo o que fiz tem sido bom para os membros. Sempre fui muito direto com eles”, completou.

Com forte apoio já declarado por clubes das regiões MENA e Américas, Ben Sulayem entra nessa disputa eleitoral como favorito, mas a decisão final caberá à Assembleia Geral da FIA em dezembro.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.