A Fórmula 1 e a Amazon Web Services (AWS) revelarão seis novos infográficos ao longo da temporada de 2021 para reforçar a experiência de visualização do público em casa. No ano passado, a F1 e a AWS colaboraram para fornecer uma série de gráficos, como a pontuação de desempenho do carro, desempenho em curva de alta e baixa velocidade, desenvolvimento de carro/equipe e desempenho geral da temporada.
Nesta temporada, os seis novos gráficos serão lançados usaram dados em tempo real para fornecer aos fãs informações detalhadas durante a sessão. O primeiro novo gráfico, chamado Desempenho de Frenagem, será apresentado em Ímola neste fim de semana e mostrará “como o estilo de frenagem de um piloto durante uma manobra em curva pode oferecer uma vantagem saindo da curva”.
Novos visuais serão criados, com o ‘Car Exploitation’ sendo agendado para estrear no GP do Canadá, que será exibido quando os pilotos “estão levando seus carros aos limites de desempenho em áreas como tração, frenagem, aceleração e manobra dos pneus durante os pontos chaves em uma corrida”.
O ‘Energy Usage’ fará sua estreia no GP da Inglaterra e descreverá como as unidades de força usam a energia durante uma corrida, incluindo os períodos em que as equipes liberam energia para ultrapassar outro carro. E a ‘Análise de Partida’, que será apresentada no GP da Itália, mostrará “qual piloto foi o mais rápido no pedal e escolheu a linha perfeita, bem como quais pilotos lutaram para sair do grid de largada e por quê”.
Outra novidade o ‘Pitlane Performance’, que será lançado no GP do Japão. Ele analisará a execução da parada no box, analisando a eficiência da parada e fornecendo dados que vão além de quanto tempo o piloto ficou parado em seu box.
E a última novidade é o ‘Undercut Threat’, que adicionará uma nova camada de visão ao gráfico da ‘Batalha de Estratégia de Pit’ que foi usado no ano passado. Ele vai analisar o desempenho da corrida antes de qualquer carro entrar nos boxes, visualizando dados sobre entre carros, tempo médio de perda de box e desempenho do pneu “para ajudar a identificar quais carros estão em risco”.
“O F1 Insights Powered by AWS dá aos fãs uma visão privilegiada de como o carro, o piloto e a equipe funcionam juntos para que possam apreciar melhor a ação na pista. Com este novo conjunto de estatísticas de corrida para 2021, estamos indo mais fundo do que nunca”, disse Rob Smedley, engenheiro-chefe da F1.
O engenheiro-chefe afirmou que esses novos dados levam mais informações ao publico e que isso faz que os fãs se aproximem ainda mais da categoria. “Novas percepções, como desempenho de frenagem e ameaça de rebaixo, recuperam camadas adicionais de estratégias e desempenho de corrida e usam visualizações avançadas para tornar o esporte de corrida ainda mais compreensível e emocionante”.
“A tecnologia dos carros de corrida melhora o tempo todo e, graças à AWS, nossos fãs podem apreciar como essa tecnologia afeta os resultados da corrida” concluiu Smedley.
