Alex Albon retornou à F1 em 2022, após perder seu assento na Red Bull para Sergio Pérez na temporada passada.
O tailandês assinou contrato com a Williams e vem sendo protagonista na equipe, garantiu seis dos oito pontos conquistados no campeonato de construtores deste ano.
O time britânico, que perdeu George Russell nesta temporada, buscava por um bom substituto capaz de marcar pontos para o time. Em conversa com a BBC, Albon revelou que Russell assumiu um papel importante em seu acerto com a Williams.
“Ele desempenhou um papel com certeza”, disse Alex. “Ele colocou meu nome no radar. Ele mencionou meu nome algumas vezes para Jost [Capito] e para o conselho. Eu brinquei sobre isso, mas é verdade, quase um pouco demais, a ponto de eles dizerem que não iriam ouvi-lo!”
Mas, Russell não foi o único responsável por colocar Alex na lista de pilotos cotados, Christian Horner e Helmut Marko também deram boas recomendações sobre Albon para o chefe da equipe, Jost Capito.
“Sei que ambos também convenceram Jost a me levar. Tenho certeza que eles também contaram a Jost o trabalho que eu estava fazendo.”
Em 2021, Alex desempenhou trabalhos essenciais no simulador que tiveram efeito na conquista de Max Verstappen no campeonato de pilotos.
“Essa parte é muito importante. Eu sabia que não importava o que eu fizesse no ano passado, eu também precisava que Christian e Helmut realmente valorizassem o que eu fazia.”
“Porque eu não podia dirigir o carro… muito deste paddock é fofoca, e é conversa e confiança. Eu preciso ter certeza de que eles realmente acreditam em mim e vão me apoiar.”
“Porque se não houver espaço na equipe da Red Bull, ainda vou contar com eles para dar uma boa palavra sobre mim onde quer que eu vá ou o que quer que eu faça”, encerrou Albon.
