Erro do diretor de corrida deu à Ferrari esperança no protesto contra Red Bull em Mônaco

A Ferrari teve seu protesto rejeitado pelos comissários em Mônaco, mas por que a equipe italiana achou que tinha possibilidades de sucesso com esse protesto contra Max Verstappen e Sergio Perez? Acabou sendo por causa de um erro do diretor de corrida.

Verstappen e Perez estavam procurando alguma vantagem em Mônaco quando saíram do pit lane. Os pilotos da Red Bull tiveram que fazer tudo para ficar à frente dos pilotos da Ferrari e conseguiram por pouco.

No processo, no entanto, Perez tocou a linha da saída do pit e Verstappen ficou com parte de sua roda sobre a linha. Os comissários anotaram o incidente, mas não tomaram nenhuma providência. A Ferrari não entendeu isso, porque os italianos apontaram uma regra nas ‘Notas de Evento dos Diretores de Corrida’, que afirmava que os carros não podiam tocar a linha na saída do pit lane. Então, por que isso não foi penalizado?

O Diretor de Prova em Mônaco, Eduardo Freitas, havia cometido um erro nas ‘Notas do Evento’. Nele, a regra de saída do pit lane foi antecipada, mas ao fazê-lo, a regra do Regulamento Esportivo de 2021 foi copiada e colada. Como resultado, as Notas do Evento afirmaram que os pilotos tinham que ficar à direita da linha amarela ao sair do pit lane, e desviar só poderia ser feito em circunstâncias excepcionais.

Com base nessa diretriz, a Ferrari foi aos comissários, mas eles decidiram que o diretor de corrida havia cometido um erro. De fato, as regras de saída dos boxes mudaram no regulamento esportivo de 2021 para 2022. A partir de 2022, a regra é que os carros não podem cruzar a linha ao sair do pit lane.

Embora os comissários saibam que isso não deve ocorrer nas ‘Notas do Evento’, o regulamento esportivo tem precedência sobre essa ‘Notas’. Portanto, Perez e Verstappen não foram penalizados. Perez apenas tocou a linha e Verstappen não a cruzou totalmente.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.