Os túneis de vento já estão sendo menos usados a partir deste ano, mas parece que algumas mudanças estão chegando. De acordo com a ‘F1 Insider’, haverá uma proibição de túneis de vento na Fórmula 1. Segundo fontes do site, pelo menos oito equipes são a favor da proibição dos túneis de vento.
Existem várias razões pelas quais essas oito equipes são a favor da proibição dos túneis de vento. Em primeiro lugar, seria melhor para o meio ambiente. Um bloco de motor, por exemplo, é muito menos prejudicial ao meio ambiente do que um túnel de vento.
Ainda assim, os custos parecem ser o principal motivo. Os custos de eletricidade por si só são enormes. Depois, há os próprios túneis de vento, as maquetes, e o uso dos túneis de vento também é muito caro.
Portanto, poderia reduzir os custos enormemente, não apenas para as equipes de ponta, mas também para as de meio de grid. Mesmo para a Red Bull, pode ser uma ótima maneira de cortar custos, tendo em vista o limite de orçamento.
De acordo com as equipes que são a favor da mudança das regras do túnel de vento, deve haver um período de transição primeiro. Isso deve acontecer entre 2026 e 2030.
O uso de túneis de vento deve ser reduzido passo a passo, até que o ponto zero seja alcançado pelas equipes. O uso de túneis já foi reduzido drasticamente, principalmente para as equipes no topo da tabela de construtores.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
