Engenheiro diz que “Button estava mais preparado que Barrichello” na Brawn em 2009

Rubens Barrichello ficou bastante próximo de conseguir o título da temporada 2009 da F1. Defendendo as cores da Brawn, acabou terminando o campeonato na terceira colocação e vendo seu companheiro Jenson Button sagrar-se campeão com uma corrida de antecedência.

Em entrevista ao Beyond the Grid, podcast oficial da categoria, Jock Clear, engenheiro do brasileiro no time à época, deu sua visão sobre a decisão do caneco e os motivos de o agora piloto da Stock Car ter perdido a disputa daquele campeonato.

No campeonato daquele ano, Barrichello já tinha 37 anos completados, enquanto Button era seis anos mais novo. Clear pontuou então que a forma como os competidores se preparavam para a temporada acabou sendo algo determinando na briga.

“Quando chegou a hora, acho que Jenson estava mais preparado. Isso tem a ver com o psicológico dos pilotos, é sobre a preparação da velha e nova guardas. Se falarmos sobre Max [Verstappen] e Lewis [Hamilton] e Charles [Leclerc], levaram a um novo nível, Michael levou a um novo nível nos anos 90”, disse.

“Rubens provavelmente foi o último dessa velha guarda. Na era de Michael e desses pilotos, a preparação era simples: ‘vou correr algumas semanas antes de Melbourne e vou fazer alguns agachamentos e estarei bem’, se sabe o que quero dizer”, continuou.

“Os pilotos em forma estão ficando cada vez melhores, mas não é apenas físico, é toda uma preparação mental. É sobre levar sua mente a ‘preciso pensar sobre isso. Como abordo essa temporada. Quais são meus objetivos a curto prazo e a longo prazo?’”, emendou.

“E isso é o que os outros esportes estão fazendo há alguns anos. Se você olha para os esportes norte-americanos, fazem isso há 20 anos e a F1 está atrás nesse quesito, alcançando agora. Então, em 2009, os pilotos mais velhos não estavam acostumados a isso como um requisito”, concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.