O chefe da Haas, Guenther Steiner, afirmou que não mudaria nada sobre a decisão de não desenvolver o chassi deste ano, apesar de não marcar nenhum ponto pela primeira vez na história da equipe.
Depois de optar por não desenvolver seu chassi 2021 ao longo do ano e se concentrar em maximizar o potencial de seu carro para a próxima temporada, a Haas está atualmente na última posição na classificação de construtores. A equipe não pontuou e seu melhor resultado foi o 12º lugar de Mick Schumacher no GP da Hungria.
Embora Steiner tenha admitido que faria pequenas coisas de forma diferente, se pudesse refazer a temporada novamente, ele está convencido de que a decisão mais ampla de se concentrar no próximo ano foi a correta. “Retrospectiva é sempre uma coisa bonita, obviamente. Agora, eu faria algo porque sei melhor, porque sei o que aconteceu depois, então você faria melhor”.
“Mas, em geral, voltando à questão real, não acho que fizemos nada de errado. Foi uma temporada difícil, sabíamos que isso aconteceria. Mas eu não mudaria nada em particular, como uma grande mudança, ou faria algo completamente diferente. Eu faria pequenas coisas diferentes com o benefício de uma retrospectiva, mas de outra forma, não”, disse Steiner.
O jovem Mick Schumacher contou que teve dificuldade para entender totalmente a filosofia da equipe no início da temporada, mas passou a entender as razões pelas quais Haas priorizou a próxima temporada conforme as corridas passavam. “Acho que no início do ano foi difícil para mim entender todo o conceito de ‘não estamos fazendo nenhum desenvolvimento ou avanço e temos que trabalhar com o que temos’”.
“Não saber o que isso significava de um lado da F1 foi definitivamente difícil. Mas, ao longo do ano e dos fins de semana, fui entendendo mais e mais e foi quando realmente entendi a filosofia deste ano e onde podemos realmente explorar o máximo de nós mesmos. E foi quando senti que demos grandes passos em frente”, disse Schumacher.
Com um ano de desenvolvimento de carros focado exclusivamente em 2022 e uma série de mudanças de regulamentos, Steiner espera que Haas retorne a um nível competitivo semelhante à quando eles chegaram ao esporte cinco anos atrás, e terminou em quinto e sexto lugar em suas duas primeiras corridas. “Acho que sairemos no próximo ano, novamente, de volta ao ponto em que estávamos em 2016. Apenas subindo novamente”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
